10 Mandamentos para ser Auto Confiante! (parte 7)

 

7. APRENDA PELA OBSERVAÇÃO E IMITAÇÃO

7.imitaçãoEm psicologia a aprendizagem por observação tem o nome de aprendizagem vicariante. Este tipo de aprendizagem está baseado na observação de um modelo escolhido. Por outras palavras, ao observar alguém que você saiba que tem uma elevada auto confiança, é possível aprender os mesmos padrões de comportamento e tentar reproduzi-los na sua vida. Claro, que com as devidas adaptações e adequações aos seus próprios objetivos.

Aprender pela observação e depois imitar as atitudes, comportamentos, gestos, tom de voz ou formas de vestir do modelo são uma forma rápida e eficaz de aprender aquilo que tanto deseja melhorar. Para facilitar este processo, faça uma lista de cinco pessoas que conhece e tem possibilidade de observar. Em seguida comece a reparar em algumas particularidades, como por exemplo, as palavras que utiliza, o seu ânimo, a forma de caminhar e dirigir-se ás pessoas, como é o seu olhar, o tom de voz, que roupas veste, que assuntos aborda e com que convicção fala acerca deles.

 A aprendizagem por observação evita muitos inconvenientes, chatices, dissabores e tem ainda a vantagem de poder escolher o modelo que mais admira, facilitando a implementação das atitudes e comportamentos que admira.

Pode ainda aprender as atitudes e formas de pensamentos das pessoas confiantes, lendo biografias ou assistindo a filmes que abordem a temática.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s