Como fazer um café?

Imagem

Primeiramente, você precisa escolher se vai coar com um coador de pano ou se vai coar com um filtro de papel descartável, que também pode ser usado na cafeteira elétrica (não estou falando de cafeteiras expresso, ok? É aquela baratinha, para coar o café da nossa maneira mais tradicional).

Coador de pano ou filtro de papel?

Vou te dar umas orientações para você tomar sua decisão.

O papel absorve os óleos essenciais do café, fazendo com que ele perca sabor e aroma ao ser filtrado. Já o coador de pano, por ter mais espaço entre os fios da sua trama do que o papel, permite que o café passe por ele sem que tanto dos seus óleos essenciais seja absorvido. Isso resulta em um café mais encorpado e oleoso, bem diferente daquele café brilhante e cristalino que você obtém coando num filtro de papel.

Paradoxalmente, o café passa mais rápido pelo filtro de papel, o que significa que ele será extraído por menos tempo. Traduzindo: o pó do café será menos aproveitado.

O coador de pano precisa ser lavado somente com água todas as vezes em que for usado e deve ser guardado em uma vasilha com água tampada, dentro da geladeira. Mesmo assim, precisa ser trocado todos os meses (isso se você for uma pessoa que faz café todos os dias. Se não, pode ficar com ele por um pouco mais de tempo. Eu disse “um pouco”!).

O filtro de papel é descartável e tem mesmo que ser jogado fora após ser usado. Dependendo de quantas vezes você faz café por dia, ele pode ser menos econômico do que o filtro de pano, apesar de ser barato.

Veja aqui no site do Pão de Açúcar o preço de cada tipo de coador. Faça as contas e veja qual tem um melhor custo x benefício para você. Vai servir como referência, mas no supermercado que você frequenta os preços podem variar um pouco.

O filtro de papel precisa ser comprado conforme o tamanho do seu suporte. Se não tiver nada disso em casa ainda, vá ao mercado, escolha um suporte (vai estar tudo na mesma seção), veja o número dele na embalagem e, a partir daí, só compre filtros do mesmo número. Se já tiver uma cafeteira e quiser usá-la, o suporte, no caso, seria o compartimento onde se coloca o filtro de papel.

O coador de pano também é fácil de encontrar em supermercados. Para ele, você também precisa ter um suporte, só que diferente (também chamado de “porta-coador de pano“). Ele é vendido em lojas de utilidades domésticas. Os mais simples são bem baratos e dão conta do recado.

Sempre que comprar um coador de pano novo, será preciso colocá-lo em uma panela com água e café ferventes para que ele seja curtido. Isso é necessário para tirar o gosto de pano e para que ele absorva os óleos essenciais do café.

Simples assim: água em uma quantidade que cubra o coador, uma colher bem cheia de café e deixe ferver. Mergulhe o coador lá e deixe por uns minutinhos. Retire, lave e guarde na vasilha com água na geladeira (ou aproveite e vá logo coar um cafezinho).

Coador escolhido, vamos ao preparo do café.

Em qualquer um dos casos, tenha em mente essas dicas:

– A água precisa ser sempre filtrada ou mineral. Se puder ser mineral, perfeito!

– O café pronto tem validade e é mais ou menos 1 hora – mesmo armazenado na garrafa térmica. Depois desse tempo, ele começa a oxidar e fica amargo. Aí você já entendeu: não faça 1 litro de café para ir tomando durante todo o dia (muitíssimo comum, todo mundo faz isso). O ideal é coar pequenas quantidades, sempre que for tomar seu cafezinho.

– Nunca misture café velho com café novo e não reutilize o pó que fica pra trás após a filtragem (chamamos “borra” ou “café esgotado”). Isso vai fazer com que o café novo fique amargo e, dizem, faz mal à saúde.

– Café torrado e moído há menos tempo é sempre melhor. Veja a data de fabricação na hora de comprar e escolha o mais “jovem”.

– O pó de café estraga com facilidade, em função de umidade, do contato com o ar, do calor, de outros odores e do próprio tempo que passa e não perdoa ninguém. Por isso, após abrir o pacote do seu pó de café, guarde-o em um recipiente hermeticamente fechado, escuro, que não passe luz ou odores, dentro da geladeira – ela ajuda a conservar melhor as propriedades do café. Se você seguir as orientações, ele vai durar em torno de 1 mês (se resolver guardar no próprio pacote mesmo, “bem amarradinho”, ele não vai estar tão bem protegido e vai se deteriorar mais rápido).

Algumas cafeterias vendem latas para guardar o café na geladeira. São uma boa opção! Não precisa ser a lata da cafeteria, qualquer outra que feche bem será apropriada.

– Não guarde o café novo com o resto do café antigo. Regra: cafés novos sempre devem ficar separados de cafés velhos, em qualquer situação!

– Quando o pó fica escuro, é porque está se deteriorando. Jogue-o fora e compre outro.

– Nunca coloque açúcar na água que vai passar pelo café, deixe sempre para adoçar no final. Também não guarde café adoçado na garrafa térmica. Isso vai fazer seu café ficar com um gosto alterado. (Aliás, você já aprendeu como fazer torrões de açúcar? É tão fácil e tão charmoso!)

cafe torrao acucar Como fazer café com coador ou na cafeteira

– Tenha uma garrafa térmica só para o café. Odores diferentes também podem interferir no sabor da sua bebida, mesmo que você não esteja sentindo cheiro de nada diferente dentro dela. Além do odor, outras bebidas podem também acabar deixando resíduos presos no interior da garrafa.

– Sim, é de suma importância lavar muito bem a garrafa. A regra é clara: café velho e café novo não se misturam, em hipótese alguma.

– Independente de qual for a maneira que você vai coar seu café, escalde o bule ou a garrafa térmica (se for utilizá-la) e as xícaras. “Escaldar” é colocar água fervente. Encha tudo com água fervente e deixe lá escaldando, até quando for utilizar as peças. Isso vai fazer com que os recipientes fiquem com uma temperatura alta, evitando uma grande troca de calor com o café (lembra das aulas de física?) e deixando sua bebida com uma temperatura constante e um sabor destacado.

Como estamos falando de altas temperaturas, você já deve ter percebido que nada disso que você vai escaldar e colocar o café em seguida pode ser de plástico, né? O ideal é que você use sempre xícaras e bule de porcelana.

Retirado do (http://socorronacozinha.com.br/como-fazer-cafe-coador-cafeteira)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s