Tire o vinagre do seu “kit manifestação”

Imagem

Uma boa dia de Saúde nos tempos de hoje!

Nos protestos que tem ocorrido em todo o país desde o início do mês o vinagre virou um dos personagens principais. Ele virou um acessório para muitos manifestantes que acreditam que a substância tem o poder de anular os efeitos do spray de pimenta e gás lacrimogêneo, lançados pelas forças policiais.

Na verdade, segundo especialistas explicaram no Jornal Extra, o vinagre não tem nenhum poder de amenizar estes dois elementos utilizados pela polícia. Pelo contrário. Pode até ajudar a irritar mais a pele e os olhos.

É o que diz o alergista e toxicologista Luiz Querino Caldas. Ele explica que  o vinagre é ácido acético, uma substância que também agride as mucosas dos olhos, nariz e boca.

Usar óculos de proteção, fechados nas laterais, e máscaras respiratórias com carvão ativado  é a única forma de evitar os efeitos tóxicos dos gases.

O gás lacrimogêneo, por entrar nas vias respiratórias e atingir os pulmões, e é mais irritante para o organismo do que o spray de pimenta. As reações mais comuns são falta de ar, aumento de secreção e tosse; lacrimejamento e irritação conjuntival; e lesões na pele, causadas por placas vermelhas e coceira.

Se a pessoa entrou em contato com essas substâncias, deve ir para um local com ar puro e, se possível, lavar com água corrente as áreas irritadas. Mesmo assim, como o gás é aspirado, o desconforto só vai passar quando o princípio ativo perder o efeito.

Caso a irritação causada por spray de pimenta e gás lacrimogêneo persistir, o mais prudente é procurar ajuda médica. Apesar de ser algo raro, a inalação de agentes químicos lacrimejantes pode gerar uma pneumonite química. Neste caso a pessoa passa a sentir por vários dias falta de ar, chiado no peito e tosse.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s